Vício oculto em carro usado
Olá, tudo bem? Comprei no dia 15 de janeiro um Sandero 2017/18 por 45.000, mesmo tendo o valor de tabela fipe de 40.000. O carro estava lindo, super inteiro. Porém, no dia seguinte já apresentou um barulho na correia de acessórios, defeito ao qual já comunique imediatamente à loja. Dois dias depois, constatei um grande vazamento no motor. Levei o carro no mecânico da loja e gratuitamente trocaram a tampa do reservatório do arrefecimento. Dois dias depois, o vazamento persistiu. Imaginei que estaria entrando água pra dentro do motor, fiz os testes básicos e meu mecânico constatou que a junta do cabeçote estava danificada. Pra quem não sabe, motores 3 cilindros não têm margem pra fazer retifica de cabeçote, o certo é sempre trocar ou o cabeçote inteiro, ou o motor de uma vez. No dia 31, o lojista levou o carro no mecânico da loja mais uma vez, e foi realmente constatado q esse era o problema.
Acontece que eu comprei um carro acima do valor de mercado acreditando estar comprando um produto imaculado, porém com pouquíssimo uso do mesmo foi constatado esse problema gravíssimo no motor, que compromete completamente a durabilidade do mesmo e desvaloriza muito o carro no mercado.
Agora, não tenho mais vontade e nem coragem de permanecer com esse carro, pois, muitas pessoas e profissionais da área me alertaram que estou correndo um risco altíssimo de ter gastos exorbitantes em não muito tempo.
A questão é: eu gostaria de trocar de carro por outro equivalente da loja ou ter meu dinheiro devolvido, pois nitidamente comprei um produto durável com vício oculto. Porém, o argumento do lojista é de que se ele esta arcando com todos os custos pra resolver o problema do motor, ele não tem obrigação nenhuma de trocar ou desfazer o negocio.
Em várias pesquisas já verifiquei que é absolutamente inaceitável pagar um valor altíssimo em um bem que já perdeu sua durabilidade e confiança em tão poucos dias, porém não quero judicializar o caso, pois se trata de um amigo da minha família, e muitas pessoas próximas se aborreceriam em caso de inimizade com esse vendedor que realmente, tem sido muito prestativo.
O que devo fazer? Estou muito na duvida. Não quero ficar com o carro, mas não tenho certeza se tenho esse direito, já que o vendedor está fazendo tudo que é necessário pra resolver o problema
Obrigado!!